Uma criança morre a cada 5 segundos em todo o mundo, diz OMS

Foto: Google Imagens

Enquanto você estiver ouvindo essa notícia, cerca de 20 crianças vão morrer em todo o mundo.

É que, de acordo com a mais recente estimativa sobre mortalidade da Organização Mundial de Saúde, uma criança menor de 15 anos morre a cada 5 segundos.

A entidade estima que, no ano passado, o mundo perdeu 6 milhões e 300 mil crianças dessa faixa etária e, o mais triste, é que a maioria das mortes ocorre por causas evitáveis ou tratáveis.

Ainda segundo a OMS, a grande maioria das mortes acontece nos primeiros 5 anos de vida. Foram 5 milhões e 400 mortes entre os menores de 5 anos no ano passado.

E a principal causa, nessa faixa etária, são as complicações durante o parto, pneumonia, diarreia, sepse neonatal, que seria uma infecção bacteriana contraída nos primeiros dias de vida, e malária.

Já entre as crianças de 5 a 14 anos, afogamentos e acidentes rodoviários estão entre as principais causas de morte.

Uma análise global mostrou que o problema é maior nos países mais pobres.

8 em cada 10 mortes de crianças menores de 5 anos de idade registradas no ano passado aconteceram na África subsaariana e no sul da Ásia.

Para se ter uma ideia, na África subsaariana, que reúne países como Angola, Botsuana, Etiópia, Nigéria e Somália, entre outros, uma em cada 13 crianças morreu antes do quinto aniversário.

Nos países de maior renda, o índice foi de uma morte em 185 crianças.

Fonte: Rádio2