Prorrogada até 15 de junho campanha de vacinação contra gripe

Foto: Google Imagens

O público-alvo da campanha contra a gripe vai ter mais 14 dias para procurar os postos de vacinação. O Ministério da Saúde confirmou que a campanha que terminaria no próximo dia primeiro foi prorrogada para 15 de junho, devido ao impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos em saúde.

Segundo o órgão, as 60 milhões de doses já foram distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal. Caso ainda haja doses no estoque, a vacinação poderá ser ampliada para crianças com idade entre cinco e nove anos.

Até o momento, a prioridade são os pequenos com até cinco anos incompletos, além de idosos, gestantes, pessoas com morbidades, e público com maior risco de complicações para a doença.

Do total de mais de 54 milhões de pessoas esperadas, ainda faltam ser vacinadas quase 19 milhões, o que significa um alcance, até o momento, de 66 por cento do público-alvo. Em Goiás, 99% do público-alvo já foi vacinado e, no Amapá, mais de 90%. O menor índice está em Roraima, onde pouco mais de 30% das pessoas estão imunizadas.

As crianças continuam sendo o público com o menor índice de imunização: menos da metade delas foram levadas aos postos de vacinação. No topo da cobertura, estão as puérperas, mulheres que deram a luz em menos de 45 dias. Esse grupo está com cobertura de 78%.

 

Até o último sábado, o Brasil registrava mais de dois mil casos de influenza, com 335 mortes.

Fonte: EBC