Governo cancela novo adiamento e horário de verão começa no dia 4 de novembro

Foto: Google Imagens

Atenção a uma nova mudança com relação ao início do horário de verão: o governo cancelou o último adiamento que havia feito.

O horário de verão começará, oficialmente, no próximo dia 4 de novembro.

Tradicionalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro mas, por causa das eleições, este ano a data foi alterada.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a mudança de uma hora no horário oficial do país comprometeria o esquema de distribuição de urnas eletrônicas em algumas localidades e também a agilidade na apuração e divulgação dos resultados do pleito no segundo turno, que será realizado agora no dia 28.

Por isso, já no fim do ano passado, ficou definido que o horário de verão começaria, este ano, no dia 4 de novembro.

No começo deste mês, no entanto, o governo federal anunciou um novo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro, por causa das provas do Enem, que estão marcadas para os dois primeiros domingos de novembro, dias 4 e 11.

Mas, nesta semana, o Palácio do Planalto voltou atrás e manteve o início do horário para o dia 4 de novembro.

Segundo a assessoria do Planalto, os ministérios de Minas e Energia e Transportes analisaram a nova mudança e concluíram que o novo adiamento era inviável – sem dar mais detalhes da decisão.

Lembrando que, no horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O distrito Federal e 10 estados adotam a mudança: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Rádio2